EUA marcam 18 anos desde os ataques de 11 de Setembro
Os Estados Unidos celebraram 18 anos desde os ataques terroristas de quarta-feira, dia 11 de Setembro de 2001. Famílias enlutadas e um grande número de outras pessoas recordaram as vítimas em Nova Iorque.
Em 11 de Setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados por terroristas. Dois foram levados para as Torres Gêmeas do complexo do World Trade Center em Manhattan, um para a sede do Departamento de Defesa dos EUA, na Virgínia, os passageiros conseguiram interromper os planos dos terroristas no último voo, que se desintegrou em um campo na Pensilvânia. No total, os ataques mataram quase 3.000 pessoas.
Um serviço memorial foi realizado no local do World Trade Center, conhecido como “Ground Zero”.
Os participantes observaram um minuto de silêncio em homenagem as vítimas, às 8:46 da manhã, quando o primeiro avião atingiu a Torre Norte. Os nomes das vítimas foram então lidos.
Um grande número de pessoas se reuniram em torno do local logo pela manhã. Colocaram flores num cenotáfio e oraram pelas vítimas.
Quase 40% das vítimas, ou seja, 1.109 pessoas, não foram identificadas.
Alguns dos policiais e bombeiros que procuraram e resgataram as pessoas que ficaram presas nos escombros sofrem de doenças, como câncer e asma.
Os EUA lançaram uma operação militar no Afeganistão pouco depois dos ataques. A guerra continuou desde então, recentemente observadores acharam que as negociações de paz com os rebeldes talibãs estavam próximas, mas a administração Trump suspendeu as conversações.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am

