Escândalo financeiro na Kansai Electric
Um escândalo financeiro envolvendo executivos de alto escalão da Kansai Electric Power pode estar acontecendo há mais tempo do que o relatado.
A concessionária de energia disse na semana passada que os funcionários da empresa tinham recebido 3 milhões de dólares em dinheiro e presentes de um funcionário público. Os pagamentos foram descobertos em uma investigação fiscal.
O presidente do Conselho da empresa, Makoto Yagi, disse à NHK em 28 de setembro que ele havia recebido tais fundos já em 2006.
Isto contradiz a declaração do presidente da Kansai Electric, Shigeki Iwane, numa conferência de imprensa realizada um dia antes. Ele disse que os pagamentos foram feitos a cerca de 20 funcionários a partir de 2011 até 2018.
O dinheiro e os presentes vieram de um ex-prefeito adjunto da cidade de Takahama, onde se encontra uma das usinas nucleares da empresa. O oficial de Takahama, Eiji Moriyama, faleceu.
A Kansai Electric diz que sua investigação, até agora, se limitou à divisão nuclear, ampliando para outros departamentos de negócios.
A empresa vai realizar outra conferência de imprensa na quarta-feira (2/10).
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am