China e Rússia concordam em compartilhar tecnologia militares
O Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e um alto funcionário militar chinês assinaram um conjunto de documentos sobre cooperação técnico-militar.
O Ministério da Defesa da Rússia informou que Shoigu e o vice-presidente da Comissão Militar Central da China, Zhang Youxia, assinaram os documentos em Moscou, nesta quarta-feira (4).
O ministério citou Shoigu como afirmando que a China é o principal parceiro estratégico da Rússia e que os dois países estão a entrar numa nova fase de desenvolvimento.
Zhang acusou os Estados Unidos de exercer pressão estratégica sobre a China e a Rússia. Ele disse que a China sempre priorizou a Rússia em sua diplomacia, e está pronta para cooperar para alcançar um novo avanço.
As forças armadas chinesas e russas realizaram grandes exercícios no Extremo Oriente da Rússia em setembro passado. Em julho, também realizaram uma patrulha aérea conjunta sobre o Mar do Japão, incluindo o espaço aéreo sobre as Ilhas Takeshima.
A Coreia do Sul controla as ilhas. O Japão as reivindica.
A Rússia também está enfatizando os laços econômicos com o Japão e a Índia. Os líderes japoneses e indianos foram convidados para um fórum econômico internacional que começou no Extremo Oriente russo na quarta-feira.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am