Organismo comercial da Coreia do Sul penaliza empresas japonesas
A Comissão de Justo Comércio da Coreia do Sul aplicou sanções a quatro empresas japonesas por conluio, afirmando que manipularam o processo de concurso para a venda de peças a fabricantes de automóveis sul-coreanos.
A FTC multou a Mitsubishi Electric, a Hitachi Automotive Systems, a Denso e a Diamond Electric. As multas totalizam 9,2 bilhões de won, ou cerca de 7,6 milhões de dólares.
Os funcionários da FTC também encaminharam a Mitsubishi e a Hitachi para os procuradores, o que significa que podem enfrentar acusações criminais.
A comissão diz que a manipulação de licitações ocorreu por mais de uma década a partir de cerca de 2004.
As autoridades da Mitsubishi Electric dizem que estão tentando confirmar a situação.
Os executivos da Denso dizem que a empresa já tinha deixado de se envolver em atividades que poderiam levantar suspeitas antes do início da investigação. A empresa acrescentou que a conformidade legal é de extrema importância, e que eles vão trabalhar para garantir que a questão não volte a acontecer.
A Comissão de Justo Comércio informa que foi definida para emitir as penalidades no mês passado, mas recuou para evitar interferir nas negociações de exportação entre Seul e Tóquio.
Na sexta-feira, o Japão retirou a Coreia do Sul da sua lista de nações com direito a um estatuto comercial preferencial.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am