EUA planeja vender caças F-16 para Taiwan
A administração do presidente Donald Trump está, alegadamente, progredindo com a venda de aviões de combate F-16 para Taiwan.
O Washington Post e outros meios de comunicação relataram nesta sexta-feira (16), que a administração tinha, informalmente, notificado o Congresso de seu plano de vender 66 caças no valor de 8 bilhões de dólares, para Taiwan.
A decisão segue-se a um pedido do governo de Taiwan da presidente Tsai Ing-wen. Ela tem procurado modernizar o equipamento militar da ilha para enfrentar a crescente pressão da China.
A mídia dos EUA informou que a venda seria uma das maiores transações de armas entre os EUA e Taiwan nos últimos anos.
No mês passado, o governo dos EUA aprovou um plano para vender 2,2 bilhões de dólares em armas para Taiwan, incluindo 108 tanques, 250 mísseis terra-ar e munições.
Observadores dizem que os Estados Unidos estão usando a venda de armas para pressionar a China, em um momento em que os dois países estão presos em uma disputa comercial.
A China tem criticado fortemente a decisão dos EUA. A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Hua Chunying, disse na sexta-feira, que as vendas violam gravemente o princípio de uma só China, interferem nos assuntos internos do país e comprometem a soberania do país.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am