Abe, provavelmente, irá alterar o Gabinete em meados de Setembro
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, deverá remodelar o seu gabinete e os executivos do partido no poder em meados de Setembro.
Abe falou com repórteres na segunda-feira (22), o dia após a eleição da Câmara Alta. Ele revelou planos para convocar uma sessão extraordinária da Dieta em 1º de agosto para escolher o presidente da câmara.
O foco da remodelação esperada é se Abe irá manter o vice-primeiro-ministro Taro Aso, o ministro-chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, e o secretário geral do Partido Liberal Democrata no poder, Toshihiro Nikai.
Abe parece continuar empenhado em prosseguir o seu objectivo, de longa data, de alterar a Constituição.
Ele disse que os resultados das eleições mostram que os eleitores decidiram que o assunto deve, pelo menos, ser debatido. Ele pediu às forças da oposição para prosseguir com a discussão.
Abe sugeriu que será preparado um plano de emenda constitucional que poderia ganhar apoio suficiente dos legisladores para iniciar um processo de emenda à Constituição.
Akira Nagatsuma, vice-presidente do Partido Democrata Constitucional, da oposição, criticou Abe, dizendo que sua mensagem era conflituosa.
O presidente do Partido Democrata para o Povo, Yuichiro Tamaki, disse que é difícil endossar o plano do partido governista LDP para rever a Constituição como está agora.
Mas Tamaki expressou uma vontade de se envolver em discussões positivas para o bem do interesse público.
- Ciclistas no Japão terão multas por infrações leves - 25 de abril de 2025 9:50 am
- Motorista tem pena suspensa após acidente com pneu solto - 25 de abril de 2025 9:45 am
- EUA não impõem metas cambiais ao Japão, diz Bessent - 25 de abril de 2025 9:00 am