Sopa de ervilha seca
Tradicionalmente, as sopas de ervilhas secas são preparadas com bacon, presunto ou linguiças defumadas. Nessa minha versão leve, usei manteiga como base para refogar a cebola – amo a combinação – e, no final do cozimento, adicionei almôndegas de frango para acentuar o sabor. Você poderá substitui-las por peito de frango cozido, cortado em cubinhos ou desfiado. Uma Delicia!
Ingredientes:
2 colhers (sopa) de manteiga
1 cebola grande picada grosseiramente
2 dentes de alho amassados
1 talo de salsão, sem os fios grossos, picado
2 cenouras médias, descascadas, cortadas em rodelas ou cubinhos
1 ½ xícara de ervilha seca lavada e bem escorrida (veja a dica)
½ colher (chá) de orégano seco
½ colher (chá) de pimenta calabresa (opcional)
8 xícaras de caldo de galinha ou caldo de legumes, ou água
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Folhas de salsinha picada para decorar
Modo de Preparo:
Em um caldeirão ou panela grande, coloque a manteiga, leve ao fogo moderado e deixe-a derreter. Junte a cebola e, mexendo sempre, com uma colher de pau, refogue levemente sem deixar dourar. Acrescente o alho, o salsão, e refogue por 1 a 2 minutos, mexendo sempre. Junte a cenoura e misture bem. Adicione a ervilha, o orégano, a pimenta – caso esteja usando – o caldo ou a água, e deixe ferver. Tempere com o sal e a pimenta. Cubra, abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos ou até que a ervilha fique macia. Prove o tempero e, se necessário, retempere com o sal e a pimenta. Adicione as almôndegas ou a carne de frango e deixe ferver, em fogo baixo, por 2 a 3 minutos. Decore com a salsinha e sirva.
Rendimento: 6 porções
Dica: O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tipo e a qualidade da ervilha. Usei ervilhas secas partidas. Para que cozinhe rápido, deixe a ervilha de molho por 2 a 4 horas.
- Caruru - 9 de abril de 2021 8:00 am
- Frigideira de repolho com coco e bacalhau - 2 de abril de 2021 8:00 am
- Salmão com uvas e vinho - 26 de março de 2021 8:00 am