Filipinas cancela proibição de importação de peixes de Fukushima
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse nesta sexta-feira (31), que seu governo levantou a proibição de importação de alguns tipos de peixe da província japonesa de Fukushima.
Duterte revelou a decisão durante as negociações da cúpula em Tóquio com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe na sexta-feira. A cúpula foi a sétima entre os dois líderes.
Abe disse, em uma conferência de imprensa conjunta, que ele se congratula com o levantamento da proibição de importação. Ele acrescentou que a segurança dos produtos agrícolas e da pesca de Fukushima tem sido asseguradas através de um forte sistema de triagem.
A proibição foi introduzida após o acidente nuclear de Fukushima, em 2011. Abrangia o sweetfish (ayu), sandlance, dace e o salmão.
Abe prometeu continuar com os esforços para apelar a outros governos para que atenuem ou eliminem as suas restrições à importação e erradiquem os rumores, infundados, sobre a segurança alimentar.
Abe também prometeu a continuação da assistência do Japão para o processo de paz na ilha filipina de Mindanao.
Abe e Duterte concordaram em continuar a cooperar na segurança marítima e em outros setores, aparentemente, tendo em mente os crescentes avanços marítimos da China.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am