
Coreia do Norte culpa os EUA antes do 1º aniversário da cúpula
A Coreia do Norte exigiu que os Estados Unidos deixem de pressionar Pyongyang a desistir do seu programa nuclear.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte emitiu um comentário nesta terça-feira (4), via mídia estatal, antes do aniversário de um ano de sua primeira cúpula, em 12 de junho.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o ditador norte-coreano Kim Jong Un comprometeram-se a trabalhar para uma nova relação na declaração conjunta que assinaram na cúpula. O porta-voz enfatizou a importância da declaração, dizendo que a Coreia do Norte está trabalhando para implementá-la.
O porta-voz disse que os EUA viraram as costas à declaração, insistiram na desnuclearização unilateral do Norte, disfarçando o esquema de aniquilar o país pela força. Os dois líderes realizaram uma segunda cúpula no Vietnã, em fevereiro, mas as negociações terminaram sem nenhum acordo.
Segundo o comunicado, os EUA perderam uma oportunidade única e lançaram uma sombra sobre a perspectiva do diálogo bilateral.
O porta-voz instou os EUA a alterarem o seu método atual e a cederem as exigências do Norte, o mais rapidamente possível, acrescentando que há um limite para a paciência de Pyongyang.
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
- Analistas preveem expansão do PIB japonês no fim de 2025 - 12 de fevereiro de 2026 9:21 pm
- China rejeita acusações dos EUA sobre testes nucleares - 12 de fevereiro de 2026 9:15 pm















