Abe compromete-se a procurar consenso no Fórum do G20
O primeiro-ministro Shinzo Abe expressou a sua determinação em procurar consenso entre os países que participam do Fórum do G20.
Abe falou com repórteres em Tóquio, nesta quinta-feira (27), antes de partir para Osaka, onde a cúpula será realizada na sexta-feira e sábado.
Abe disse que as pessoas tendem a se concentrar nas diferenças, na comunidade internacional, mas o Japão, como país anfitrião, vai se concentrar no que os países têm em comum e no que eles podem concordar.
Ele acrescentou esperar que o G20 possa emitir uma mensagem forte sobre a promoção do livre comércio, liderando o crescimento econômico global através da inovação, regras para a economia digital, contribuições para questões ambientais e empoderamento das mulheres.
Abe afirmou que se encontrará com o Presidente dos EUA, Donald Trump, e com o Presidente chinês, Xi Jinping, para confirmar a sua cooperação com vista a uma reunião bem sucedida.
Afirmou ainda que manterá conversações francas com o Presidente russo Vladimir Putin após o fórum, para fazer avançar, tanto quanto possível, as negociações com vista a um tratado de paz.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am