União Européia inicia seleção de candidatos para postos chave
A União Europeia começou a selecionar candidatos para dirigir as principais instituições do bloco, incluindo o cargo de Presidente da Comissão Europeia.
Os líderes da UE reuniram-se nesta terça-feira (28), em Bruxelas, após a conclusão das eleições para o Parlamento Europeu.
Debateram quem deverá suceder o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, após o término do seu mandato, em outubro, e o provimento de outros cargos.
A Comissão é o equivalente da UE a um gabinete nacional. O seu líder é escolhido pelos líderes dos Estados-Membros da UE com base nos resultados das eleições legislativas.
O luxemburguês Juncker tornou-se presidente após o grupo político de centro-direita, que liderou, ter conquistado o maior número de lugares em 2014.
A centro-direita, que continua a ser o maior grupo do novo parlamento, nomeou o legislador alemão Manfred Weber como o futuro sucessor de Juncker. A chanceler alemã Angela Merkel reafirmou o seu apoio a Weber antes da cúpula da UE.
Mas o Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou dúvidas quanto à experiência política de Weber. Macron diz que não deve ser automático que o candidato principal do maior partido se torne presidente.
Os líderes da UE pretendem chegar a um consenso até Junho.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am