China condena japonês a seis anos de prisão
Um tribunal de Pequim condenou um japonês a seis anos de prisão, na última decisão sobre cidadãos japoneses detidos por alegada espionagem.
Fontes sino-japonesas informam que Hideji Suzuki, chefe de uma organização baseada em Tóquio, que promove o intercâmbio de jovens entre os dois países, foi condenado nesta terça-feira (20).
Ele também foi condenado a pagar 50.000 yuan, ou quase 7.400 dólares, em multas.
Suzuki foi levado sob custódia, na capital chinesa, há três anos por suspeita de minar a segurança nacional. Ele é um dos pelo menos nove japoneses que foram acusados de espionagem na China desde 2015, um ano depois que o país promulgou uma lei anti-espionagem.
Na segunda-feira (20), um homem de 50 anos foi condenado a 15 anos de prisão por roubar segredos de Estado. Segundo consta, ele havia realizado pesquisas de fontes termais.
Suzuki é o oitavo japonês a quem foi proferida uma sentença no primeiro julgamento.
As autoridades chinesas não forneceram pormenores sobre as razões da sua detenção e as ações consideradas ilegais.
- Xi Jinping convida líder da oposição de Taiwan para visita - 30 de março de 2026 7:13 pm
- Montadoras do Japão adaptam produção por crise no Irã - 30 de março de 2026 6:52 pm
- Trump afirma que negociações com o Irã vão “extremamente bem” - 30 de março de 2026 6:46 pm






















