Netanyahu promete construir assentamento nas colinas de Golã chamado ‘Donald Trump’
Um mês depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconhecer formalmente a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu anunciou sua intenção de construir um novo assentamento na região para levar o nome do chefe de Estado americano.
“Em homenagem ao presidente Trump, que reconheceu a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, logo pedirei que um assentamento seja batizado em seu nome”, Netanyahu twittou na terça-feira, 23 de abril.
ממשיך לטייל עם המשפחה ברמת הגולן. לכבוד הנשיא טראמפ שהכיר בריבונות ישראל על הגולן, בקרוב אקרא ליישוב ברמת הגולן על שמו. חג שמח! pic.twitter.com/pnwngkr4XO
— Benjamin Netanyahu (@netanyahu) 23 de abril de 2019
Em um vídeo postado na conta do Twitter de Ofir Gendelman, porta-voz do gabinete do primeiro-ministro, Netanyahu declarou que pretendia redigir uma resolução pedindo a criação de tal assentamento, “em homenagem ao presidente Donald J. Trump”, após o feriado da Páscoa.
PM Netanyahu will present to the government a resolution calling for naming a new community in the Golan Heights after @POTUS Donald Trump, as a token of appreciation for his recognition of Israel’s eternal sovereignty over the Golan. pic.twitter.com/buGR93lAob
— Ofir Gendelman (@ofirgendelman) 23 de abril de 2019
As Colinas de Golã compreendem uma faixa do território sírio, apreendida por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e formalmente anexada por Tel-Aviv em 1981, embora as Nações Unidas não tenham reconhecido a reivindicação israelense sobre a região.
O presidente Trump assinou uma ordem executiva em 25 de março reconhecendo oficialmente a soberania israelense sobre a região, levando o Ministério das Relações Exteriores sírio a responder que sírios se reservam no direito de buscar a devolução do território usando quaisquer métodos disponíveis, inclusive o militar.
- Festival do sanma atrai multidão em Nemuro, Hokkaido - 28 de setembro de 2025 5:50 am
- OTAN ameaça abater jatos russos após novas incursões - 28 de setembro de 2025 5:37 am
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am