Ministros do Exterior do G7 se reúnem na França
Ministros das Relações Exteriores do Grupo dos Sete países industrializados estão se reunindo na França.
Coreia do Norte, Irã e cibersegurança estão entre os principais tópicos do encontro de dois dias, aberto na sexta-feira (5), no resort Atlantic de Dinard.
O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, classificou a reunião do G7 de uma oportunidade especial para responder às preocupações das pessoas sobre a paz e a segurança globais.
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, não participa do evento; seu vice, John J. Sullivan, está participando. Não se sabe por que Pompeo não foi à reunião.
Observadores dizem que isso reflete a intenção do governo Trump de minimizar a importância do fórum do G7.
A atenção está concentrada em saber se os participantes podem chegar a um consenso sobre o Irã, a Síria e outras questões controversas.
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, deve levantar a iniciativa do China Belt and Road como um tópico para discussão.
Ele espera confirmar a cooperação com outros membros do G7 para lidar com as atividades marítimas da China, bem como suas práticas sobre direitos de propriedade intelectual.
Kono também espera reafirmar a importância de manter a pressão sobre a Coreia do Norte para buscar sua desnuclearização.
Ele também pedirá ao G7 que apoie uma resolução antecipada da questão dos seqüestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am