Japão enviará navio das Forças de Autodefesa para desfile na China
O Ministério da Defesa do Japão enviará um navio da Força Marítima de Autodefesa à China, para participar de um desfile internacional no próximo mês. Esta será a primeira vez que um navio da Força Marítima de Autodefesa será enviado a China, em sete anos e meio.
O ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, disse a repórteres nesta sexta-feira (8), que o ministério enviará um destróier ao evento naval em Qingdao, província de Shandong, em 23 de abril. O desfile será realizado para marcar o 70º aniversário de fundação da Marinha chinesa.
Também estão sendo tomadas providências para que o Chefe de Gabinete da Força Marítima de Autodefesa (Maritime Self-Defense Force – MSDF) compareça ao desfile.
Iwaya informa que o Japão espera continuar promovendo o diálogo e as trocas de informações entre as autoridades de defesa em vários níveis, com o objetivo de fomentar a compreensão e a confiança mútua.
O Japão decidiu, no mês passado, cancelar a ida do destróier Izumo para a cidade sul-coreana de Busan, marcada para abril. A decisão ocorreu após o ataque de um radar de controle de fogo de um navio de guerra sul-coreano contra uma aeronave das Forças de Autodefesa.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am