Imperador Akihito inicia rituais para abdicação
O imperador do Japão, Akihito, iniciou uma série de rituais que levarão a sua abdicação em 30 de abril.
As primeiras cerimônias foram realizadas nos três santuários imperiais, nos terrenos do palácio, em Tóquio nesta terça-feira (12).
O imperador, vestido com um traje de corte antigo, visitou pela primeira vez o santuário principal, chamado Kashikodokoro.
O imperador fez uma reverência e leu um roteiro, em japonês antigo, para relatar sua abdicação e a data a ancestral imperial Amaterasu-omikami, a deusa do sol, que está ali consagrada.
Mais tarde, ele realizou rituais similares em dois outros santuários, Koreiden e Shinden, que são dedicados às almas dos ancestrais imperiais e várias divindades japonesas.
A Agência da Casa Imperial informa que planeja encenar a série de rituais de abdicação de maneira solene e tranquila.
Ao contrário dos ritos de entronização, o primeiro-ministro e os chefes dos ramos legislativo e judiciário não compareceram aos rituais desta terça-feira (12).
O imperador Akihito deve informar sua abdicação no mausoléu do imperador Jinmu, na província de Nara, que é o primeiro imperador do Japão, segundo a lenda.
Ele também visitará o Santuário de Ise, na Prefeitura de Mie, e o Mausoléu de seu pai, o falecido Imperador Showa, no subúrbio de Tóquio.
Rituais do imperador cessante nos três santuários do Palácio Imperial devem acontecer novamente no dia da sua abdicação em 30 de abril.
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
- Festival em Kochi encanta público com lança cerimonial - 13 de fevereiro de 2026 4:08 am
















