Diretora financeira da Huawei processa governo canadense
A diretora financeira da gigante da tecnologia chinesa, Huawei, está processando o governo canadense, a polícia e outras autoridades.
Meng Wanzhou, filha do fundador da Huawei Technologies, foi detida no Aeroporto Internacional de Vancouver em dezembro, a pedido das autoridades norte-americanas.
O Departamento de Justiça dos EUA acusou Meng por fraude bancária.
Relatos da mídia canadense informam que Meng está pedindo indenização por perdas e danos na queixa apresentada nesta sexta-feira (1º).
Meng alega que foi interrogada, ilegalmente, por três horas, antes de sua prisão sob o disfarce de uma verificação de rotina de alfândega.
Ela diz que as autoridades apreenderam seus smartphones, computadores e exigiram que ela entregasse suas senhas no que constituía um abuso de poder e detenção ilegal.
O Departamento de Justiça dos EUA está buscando a extradição de Meng. Na sexta-feira, o Departamento de Justiça do Canadá disse que permitiria uma audiência de extradição.
Meng comparecerá em um tribunal em Vancouver na quarta-feira (6), para definir um cronograma para o processo.
- Preço alto faz mercado japonês reduzir compra de arroz novo - 18 de outubro de 2025 12:42 am
- Chiquinha Gonzaga inspira em edição especial do programa O Sul em Cima 31/2025 na Rádio Shiga - 18 de outubro de 2025 12:34 am
- Japão prende líder de grupo de golpes baseado no Camboja - 18 de outubro de 2025 12:26 am