
Diretora financeira da Huawei processa governo canadense
A diretora financeira da gigante da tecnologia chinesa, Huawei, está processando o governo canadense, a polícia e outras autoridades.
Meng Wanzhou, filha do fundador da Huawei Technologies, foi detida no Aeroporto Internacional de Vancouver em dezembro, a pedido das autoridades norte-americanas.
O Departamento de Justiça dos EUA acusou Meng por fraude bancária.
Relatos da mídia canadense informam que Meng está pedindo indenização por perdas e danos na queixa apresentada nesta sexta-feira (1º).
Meng alega que foi interrogada, ilegalmente, por três horas, antes de sua prisão sob o disfarce de uma verificação de rotina de alfândega.
Ela diz que as autoridades apreenderam seus smartphones, computadores e exigiram que ela entregasse suas senhas no que constituía um abuso de poder e detenção ilegal.
O Departamento de Justiça dos EUA está buscando a extradição de Meng. Na sexta-feira, o Departamento de Justiça do Canadá disse que permitiria uma audiência de extradição.
Meng comparecerá em um tribunal em Vancouver na quarta-feira (6), para definir um cronograma para o processo.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















