Audiências de extradição de Meng começa no dia 8 de maio
Um tribunal canadense decidiu iniciar as audiências de extraditação para os Estados Unidos da executiva da Huawei, Meng Wanzhou, no dia 8 de maio.
A diretora financeira da gigante chinesa de tecnologia foi presa no Canadá em dezembro e indiciada nos EUA por fraude e outras acusações em janeiro. O Departamento de Justiça dos EUA pediu ao Canadá para extraditá-la.
Meng comparecerá no tribunal nesta quarta-feira (6), para decidir sobre como proceder nas audiências de extradição.
Meng está morando em sua casa, em Vancouver, Canadá, depois de ser libertada sob fiança. Ela cumpre um toque de recolher, das 11 da noite às 6 da manhã.
Muitos repórteres se reuniram em frente à sua casa para cobrir sua visita ao tribunal. Ela não respondeu às perguntas dos repórteres antes de entrar no carro.
Os advogados de Meng mencionaram sua preocupação com as motivações políticas para sua detenção, com base nos comentários do presidente dos EUA, Donald Trump.
Trump fez observações que podem ser interpretadas como insinuando que ele usaria a questão como uma ferramenta de barganha nas negociações comerciais com a China.
Espera-se que o foco das audiências seja sobre se os direitos de Meng serão protegidos nos EUA se ela for extraditada. A decisão final é do ministro da justiça.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am