Japão protesta contra entrada de navio sul-coreano em águas territoriais
O chefe de Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, informou que o governo protestou contra a entrada de um navio de pesquisa sul-coreano nas águas territoriais do Japão, perto das Ilhas Takeshima, no Mar do Japão.
Suga disse, em uma entrevista coletiva nesta terça-feira (19), que um navio de pesquisa sul-coreano entrou em águas regionais na sexta-feira (15) e no domingo e segunda-feira.
Isso levou a Guarda Costeira do Japão a emitir alertas e patrulhar a área.
Suga disse que o governo japonês exigiu, através dos canais diplomáticos, uma explicação da Coreia do Sul para as ações do navio. Ele acrescentou que se o navio está envolvido em pesquisa, essa atividade está sendo feita sem o consentimento do Japão e não pode ser permitida.
O Japão também apresentou um protesto oficial à Coreia do Sul em novembro passado, depois de confirmar a entrada de um navio sul-coreano de pesquisa duas vezes em águas perto das Ilhas Takeshima.
A Coreia do Sul controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês sustenta que as ilhas são parte inerente do território do país e que a Coreia do Sul as está ocupando ilegalmente.
- EUA não impõem metas cambiais ao Japão, diz Bessent - 25 de abril de 2025 9:00 am
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am