Senadores dos EUA dificultando exportação de componentes de telecomunicação à China.
O projeto de lei segue a prisão da CFO da Huawei, Meng Wanzhou, detida em dezembro no Canadá sob a acusação de violar as sanções dos EUA contra o Irã.
Um grupo de senadores dos dois partidos (democratas e republicanos) apresentou na quarta-feira (16), uma lei proibindo a exportação de peças e componentes produzidos nos Estados Unidos para empresas de telecomunicações na China que violaram as sanções norte-americanas, informou a assessoria de imprensa do congressista Mike Gallaher em comunicado.
“Hoje, o deputado Mike Gallagher, o senador Tom Cotton, o senador Chris Van Hollen e o deputado Ruben Gallego apresentaram o projeto HR 7255 para orientar o presidente a impor ordens proibindo a exportação de peças e componentes dos EUA para as empresas telecomunicações chinesas que violam as leis de controle de exportação ou sanções dos EUA”, disse o comunicado na quarta-feira.
Em agosto, Donald Trump assinou uma lei proibindo agências governamentais de usar serviços da Huawei e da ZTE, entre outras entidades chinesas.
A decisão veio depois que lojas de varejo em bases militares dos EUA foram proibidas de vender telefones celulares da Huawei e da ZTE devido a preocupações de que representam um risco inaceitável para as equipes militares.
Equipamentos da Huawei foram banidos dos computadores do governo dos EUA e da maioria das redes de informação americanas por medo de espionagem, algo negado pelos executivos e pelo governo chinês.
- Quase 3.600 alimentos terão aumento de preço no Japão - 26 de dezembro de 2025 9:43 pm
- Toyota prevê produzir mais de 10 milhões de veículos em 2026 - 26 de dezembro de 2025 9:36 pm
- Promotoria pede 10 anos de prisão para ex-presidente Yoon - 26 de dezembro de 2025 9:22 pm
















