-0.2 C
Kóka
sábado, 27 dezembro, 2025 10:46: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dieta do Japão aprova Lei de Trabalhadores Estrangeiros

A coalizão governista do Japão propôs uma lei através da Dieta, com apenas alguns dias antes do final da sessão atual. Isso permitirá que mais trabalhadores estrangeiros entrem no país.

spot_img

Dieta do Japão aprova Lei de Trabalhadores Estrangeiros.

A coalizão governista do Japão propôs uma lei através da Dieta, com apenas alguns dias antes do final da sessão atual. Isso permitirá que mais trabalhadores estrangeiros entrem no país.

O projeto de lei para mudar a Lei de Controle de Imigração foi promulgado no início da manhã deste sábado (8), depois de uma feroz resistência da oposição.

O projeto de lei foi elaborado para atender à enorme escassez de mão de obra do Japão devido a uma população envelhecida e cada vez menor. Isso permitirá que estrangeiros permaneçam no Japão e trabalhem em indústrias.

Neste momento, apenas profissionais altamente qualificados, como advogados e pesquisadores, têm direito a vistos de trabalho.

O novo status do visto é composto por duas categorias. Uma permite que estrangeiros com habilidades vocacionais em campos designados permaneçam no Japão por até 5 anos, mas não permitirão que eles tragam membros da família.

O outro permitirá que trabalhadores mais qualificados tragam suas famílias e estendam sua permanência de 5 anos indefinidamente.

Autoridades estimam que até 340.000 trabalhadores estrangeiros poderão obter o novo visto por um período de 5 anos.

Segundo as autoridades, mais de uma dúzia de setores estão precisando, urgentemente, de trabalhadores estrangeiros, incluindo indústrias de construção, agricultura, pesca e restaurantes.

Mas os legisladores da oposição dizem que ainda há muitas dúvidas sobre como exatamente o novo sistema funcionará.

Eles apontaram que os trainees estrangeiros, atualmente trabalhando no Japão, estão enfrentando problemas com relação a salários e condições de trabalho.

Em uma tentativa de bloquear a aprovação do projeto de lei, a oposição apresentou moções de censura separadas contra o primeiro-ministro e o ministro da justiça, que supervisiona o projeto. Mas os movimentos foram derrotados.

O primeiro-ministro Shinzo Abe prometeu dar uma imagem clara do novo sistema antes de abril, quando a lei entrará em vigor.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img