Trump sugere que mais tropas sejam enviadas para a fronteira do México.
O presidente dos EUA, Donald Trump, indicou que o número de soldados mobilizados na fronteira mexicana pode ser aumentado para 15.000, em um esforço para impedir o fluxo maciço de migrantes centro-americanos em direção ao norte.
Uma caravana de cerca de 3.500 migrantes atravessa o México em direção à fronteira com os EUA. Outro grupo de cerca de 3.000 pessoas está na fronteira Guatemala-México.
Trump disse, nesta quarta-feira (31), que cerca de 5.000 militares estão sendo mobilizados, mas o número final pode estar entre 10.000 e 15.000, para garantir que “ninguém esteja entrando ilegalmente no país”.
Ele também enfatizou que está considerando seriamente “parar imediatamente a ajuda” aos países de onde os migrantes estão vindo. Ele disse: “eles não estão fazendo nada para o povo norte-americano”.
A posição linha-dura de Trump, aparentemente, tem como objetivo cortejar os eleitores, já que a imigração é uma questão fundamental nas eleições de meio de mandato, em 6 de novembro.
O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, rejeitou as críticas de que o envio de mais tropas para a fronteira seja um golpe político antes das eleições.
Mattis disse nesta quarta-feira que a implantação é baseada em um pedido do Departamento de Segurança Interna.
Ele observou que as tropas também são mobilizadas quando pedidos são feitos após desastres naturais, como furacões.
- Japão testará extração de lama rica em terras raras - 24 de dezembro de 2025 8:33 am
- Templo no Japão faz limpeza anual de estátuas budistas - 24 de dezembro de 2025 7:08 am
- EUA condenam ações coercitivas da China contra o Japão - 24 de dezembro de 2025 7:00 am
















