Príncipe Akishino questiona financiamento público em ritual.
O Príncipe Akishino, o segundo filho do Imperador Akihito, questionou sobre o uso de fundos públicos para um ritual após a sucessão imperial do próximo ano.
O príncipe falou em uma entrevista coletiva antes de seu aniversário de 53 anos nesta sexta-feira (30). Ele será o primeiro na fila para o trono após a ascensão de seu irmão, o príncipe herdeiro Naruhito, em 1º de maio de 2019.
Em referência ao ritual conhecido como “Daijosai”, que será realizado em novembro do próximo ano, o príncipe Akishino disse que se pergunta se é apropriado pagar pelo evento, altamente religioso, com verbas do Estado.
Ele disse que depois de considerar as relações entre a família imperial e a Constituição, acha que o ritual deveria ser financiado pelo orçamento da família imperial.
O governo utilizou fundos públicos destinados aos deveres oficiais da família imperial de para cobrir o custo do ritual Daijosai anterior, no ano em que o imperador Akihito subiu ao trono em 1989.
O governo explicou, na época, que era uma cerimônia importante para o Estado também. Foi o primeiro desses ritos realizados sob a Constituição do pós-guerra, que estipula a separação entre religião e estado.
Seguindo o exemplo, o governo já decidiu pagar o próximo evento Daijosai com dinheiro público.
É muito raro um membro da família imperial expressar uma opinião diferente da determinada pelo governo.
O príncipe Akishino também disse que tinha a mesma opinião sobre o evento anterior de Daijosai. Ele disse que transmitiu suas considerações ao chefe da Agência da Casa Imperial, acrescentando que é muito lamentável que os funcionários da agência não o escutassem.
Em reação, o Grande Comissário da Agência, Shinichiro Yamamoto, disse que sente muito que o príncipe tenha tomado essa atitude. Yamamoto acrescentou que a Agência irá prosseguir com os preparativos de acordo com o que foi decidido.
No ritual Daijosai, um novo imperador oferece arroz recém-colhido para as divindades e se alimenta para orar pelo bem-estar do país e de seu povo. Diz-se que o ritual data da era do imperador Tenmu no final do século VII.
- Ataque a faca em fábrica deixa 15 feridos em Shizuoka - 27 de dezembro de 2025 4:13 am
- Zelenskyy confirma encontro com Trump na Flórida no domingo (28) - 27 de dezembro de 2025 3:46 am
- Crianças fazem kagami mochi para celebrar o Ano-Novo - 27 de dezembro de 2025 2:52 am
















