Abe vai à Argentina para a cúpula do G20.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, irá à Argentina nesta quinta-feira (19), para participar da cúpula do Grupo dos 20.
Ele também planeja manter conversações separadas com os presidentes dos Estados Unidos, China e Rússia, à margem da cúpula de dois dias do G20, que serão abertas na sexta-feira.
As negociações do G20 chegam em um momento de crescente tensão comercial entre os EUA e a China.
Abe, que presidirá a cúpula no próximo ano, espera liderar a discussão para enviar uma mensagem unida, para o crescimento sustentado da economia global.
Em conversas separadas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o presidente chinês, Xi Jinping, Abe pretende instar os dois líderes a moderar a disputa comercial, levando em consideração o impacto que ela tem sobre a economia mundial.
Ele também deve apelar para a necessidade de corrigir práticas injustas que dificultam o livre comércio.
Abe também participará da primeira cúpula trilateral entre Trump e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para confirmar seu compromisso com um Indo-Pacífico livre e aberto, que o Japão e os EUA buscam.
Em sua segunda rodada de negociações com o presidente russo, Vladimir Putin, há cerca de duas semanas, Abe buscou chegar a um acordo sobre uma estrutura para acelerar as negociações sobre um tratado de paz baseado em uma declaração conjunta de 1956.
A declaração estipula que Moscou entregará o grupo de ilhotas Habomai e a ilha de Shikotan ao Japão após a conclusão de um tratado de paz.
Após a cúpula do G20, Abe deve visitar o Uruguai e o Paraguai. Ele será o primeiro primeiro-ministro do Japão a visitar esses países sul-americanos.
Ele participará das conversações de cúpula para discutir a cooperação econômica, devendo retornar ao Japão na próxima terça-feira.
- Ataque a faca em fábrica deixa 15 feridos em Shizuoka - 27 de dezembro de 2025 4:13 am
- Zelenskyy confirma encontro com Trump na Flórida no domingo (28) - 27 de dezembro de 2025 3:46 am
- Crianças fazem kagami mochi para celebrar o Ano-Novo - 27 de dezembro de 2025 2:52 am

