Operador pretende desmontar reator na usina de Onagawa, em Miyagi-Ken.
A Tohoku Electric Power Company informou à Prefeitura de Miyagi que vai desativar um reator envelhecido em sua usina nuclear de Onagawa.
Os três reatores da usina, no nordeste do Japão, estão desligados desde o terremoto e tsunami de março de 2011.
O presidente da empresa, Hiroya Harada, transmitiu sua decisão ao governador de Miyagi, Yoshihiro Murai, nesta quinta-feira (25).
Harada explicou que medidas adicionais de segurança criariam dificuldades técnicas, já que o reator número 1 tem mais de 30 anos. As medidas são exigidas pelos regulamentos governamentais que foram introduzidos após o desastre de 2011.
Murai pediu à Tohoku Electric Power para dar prioridade máxima à segurança no desmantelamento do reator, já que o trabalho deve demorar muito tempo. O governador também pediu à concessionária que divulgue informações e mantenha fontes de energia estáveis.
A empresa espera colocar os outros dois reatores de volta em operação. O reator número 2 está sendo verificado pelo regulador nuclear, e a empresa está se preparando para solicitar uma inspeção do reator número 3.
Opertadores decidiram desmantelar 10 reatores em 7 usinas, incluindo Onagawa, desde o desastre de 2011 na usina de Fukushima Daiichi. Eles citam o enorme custo de medidas adicionais de segurança. Estes números não incluem os 6 reatores de Fukushima Daiichi.
- Quase 3.600 alimentos terão aumento de preço no Japão - 26 de dezembro de 2025 9:43 pm
- Toyota prevê produzir mais de 10 milhões de veículos em 2026 - 26 de dezembro de 2025 9:36 pm
- Promotoria pede 10 anos de prisão para ex-presidente Yoon - 26 de dezembro de 2025 9:22 pm

