Hospital Santa Cruz apoia Outubro Rosa com diversas ações de conscientização para garantir a saúde feminina.
Durante este mês de outubro, a Instituição preparou várias atividades, que abrangem vários públicos, tais como funcionários, pacientes e a população em geral, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, principal tipo que acomete as mulheres.
Dedicado a oferecer medicina preventiva e comprometido em disponibilizar serviços médico-hospitalares com excelência, o Hospital Santa Cruz apoia o Outubro Rosa com diversas ações visando o engajamento de médicos, profissionais de saúde, pacientes e familiares, colaboradores e moradores locais, em práticas de conscientização e prevenção para garantir a saúde da mulher.
“Em 2018, nós decidimos ampliar as atividades durante o Outubro Rosa, buscando engajar todos os nossos públicos e para contribuir na disseminação de uma atitude mais consciente e proativa na preservação de saúde e bem-estar das mulheres”, afirma Dr. Leonel Fernandes, superintendente do Hospital Santa Cruz.
Uma das iniciativas consiste no incentivo às doações de lenços em prol da Associação Viva Melhor, que objetiva a reabilitação física, emocional e estética de mulheres de várias regiões, que tem ou tiveram câncer de mama. Para participar, os interessados devem dirigir-se de 1 a 31 de outubro a uma das três araras colocadas em locais estratégicos do Hospital para fazer a doação.
Simultaneamente, a Instituição disponibilizará 50 horários no Instituto de Imagem e Mamografia para que as funcionárias na faixa etária de 50 a 69 anos, que fizeram mamografias há dois anos ou mais, atualizem seus exames. “A intenção é contribuir com o diagnóstico, identificando se temos colaboradoras com propensão ou que tem o problema para ganhar agilidade na prevenção e cura destas pessoas. Além disso, esta ação conscientiza sobre a relevância dos cuidados constantes a serem adotados por elas e repassados aos nossos pacientes”, complementa Dr. Fernandes.
Além disso, no dia 19 de outubro, em dois horários, às 9h30 e às 15h, o Hospital Santa Cruz realiza a palestra gratuita e educativa “O que você precisa saber sobre o câncer de mama?”, que será ministrada pela Dra. Cintia de Gouveia Nunes, especialista em Oncologia Clínica. A apresentação é destinada aos funcionários e ao público em geral.
Para completar, a Instituição distribuirá folders ‘O segredo é a prevenção’ para reforçar e ensinar como as mulheres podem fazer o autoexame, que é de extrema relevância para o diagnóstico precoce e, por consequência, a efetividade do tratamento. “Com esse informativo temos o intuito de estimular e orientar a realização do autoexame pelas mulheres, identificando assim precocemente eventuais alterações nas mamas que serão devidamente investigadas pelo seu médico de confiança”, explica a Dra. Cintia. A médica ressalta que o autoexame precisa ser aliado à avaliação médica anual e realização de exames complementares, como a mamografia e a ultrassonografia de mama, ou conforme a necessidade de cada caso na dependência dos fatores de risco de cada paciente.
Serviço: Palestra ‘O que você precisa saber sobre o câncer de mama?’
Data: 19/10, sexta-feira
Horários: às 9h e às 15h
Palestrante: Dra. Cintia de Gouveia Nunes
Local: Auditório do Centro Administrativo do Hospital Santa Cruz
Endereço: Rua Santa Cruz, 255 – Vila Mariana – São Paulo – SP. (Próximo à estação Santa Cruz, linha azul do metrô).
Evento aberto ao público.
Sobre o Hospital Santa Cruz
Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é reconhecido pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.
Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.
Mais informações para a imprensa
A4&Holofote Comunicação – 11 3897-4122
Regina Diniz – reginadiniz@a4eholofote.com.br -11 98572-4041
Priscilla Tavollassi – priscillatavollassi@a4eholofote.com.br – 11 97152-7689
- Ataque a faca em fábrica deixa 15 feridos em Shizuoka - 27 de dezembro de 2025 4:13 am
- Zelenskyy confirma encontro com Trump na Flórida no domingo (28) - 27 de dezembro de 2025 3:46 am
- Crianças fazem kagami mochi para celebrar o Ano-Novo - 27 de dezembro de 2025 2:52 am















