Governo toma contramedidas sobre a mudança da Base Aérea de Futenma.
O Ministério da Defesa do Japão tomou medidas legais para retomar os trabalhos de transferência de uma base militar dos EUA na província de Okinawa, no sudoeste do Japão.
O ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, disse a repórteres nesta quarta-feira (17), que a medida visa remover os perigos impostos pela Estação Aérea de Futenma dos Fuzileiros Navais dos EUA em uma área residencial, densamente povoada.
Iwaya acrescentou que o governo central explicará, detalhadamente, o assunto para a população de Okinawa.
O Japão e os Estados Unidos concordaram em transferir a base da cidade de Ginowan, densamente povoada, para um distrito menos populoso na cidade de Nago, também em Okinawa.
Mas, em agosto, a prefeitura revogou uma licença de aterro para o novo local, alegando problemas para proteger o meio ambiente, honrando os desejos do ex-governador de Okinawa, Takeshi Onaga, que morreu de câncer naquele mês.
O trabalho de aterro já foi suspenso.
Na quarta-feira, o ministério apresentou ao ministro da terra e da infra-estrutura um pedido de liminar para suspender, temporariamente, a revogação da permissão. Também apresentou ao ministro um pedido de revisão do assunto, com o objetivo de anular a revogação. Ambas as movimentações são baseadas no ato administrativo de revisão de reclamações.
O ministério da terra e da infraestrutura planeja ouvir as opiniões pública antes de tomar a decisão. O ministério diz que espera retomar os trabalhos do aterro depois que a revogação for suspensa.
- PayPay prepara abertura de capital na bolsa Nasdaq dos EUA - 13 de fevereiro de 2026 7:41 pm
- Oposição japonesa elege Ogawa Junya como novo líder - 13 de fevereiro de 2026 7:29 pm
- Japão e EUA ainda não definem projetos do acordo bilionário - 13 de fevereiro de 2026 7:25 pm
















