Brasil: Bolsonaro promete deportar para a Itália o criminoso Cesare Battisti.
Jair Bolsonaro agradeceu no Twitter a “consideração” do vice primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini, que publicou em sua conta oficial uma foto do candidato do PSL carregando a bandeira brasileira e escreveu:
“Também no Brasil se muda! Derrota à esquerda e novos ares!”
Grato pela consideração de Vossa Excelência, Vice Primeiro-Ministro italiano! um forte abraço aqui do Brasil!
“Grazie per la vostra considerazione, Vice Primo Ministro italiano! Un grande abbraccio qui dal Brasile!” https://t.co/8rOVhHZEms
— Jair Bolsonaro 1️⃣7️⃣ (@jairbolsonaro) 16 de outubro de 2018
Em italiano, Bolsonaro reafirmou em seguida seu “compromisso de extraditar o terrorista Cesare Battisti, amado pela esquerda brasileira, imediatamente em caso de vitória nas eleições”.
Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por homicídio quando integrava o grupo Proletariados Armados pelo Comunismo. Em 2004, fugiu para o Brasil e foi preso em 2007. A Itália pediu extradição, e o Supremo concordou, mas destacou que a extradição é competência do presidente da República. Em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou Battisti alvo de perseguição e negou a extradição, em seu último dia de mandato. O Supremo voltou a discutir o caso, mas considerou que a decisão do presidente tinha que ser respeitada.