Abe parte para turnê européia.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, partiu para sua turnê européia, inclusive participando de uma cúpula do encontro Ásia-Europa conhecido como ASEM.
Ele partiu de Tóquio na manhã desta terça-feira (16), com destino a Espanha, a primeira etapa da turnê de cinco dias.
Ele também visitará a França e participará da cúpula da ASEM marcada para quinta e sexta-feira em Bruxelas, Bélgica, antes de retornar ao Japão no sábado.
Antes de sua partida, Abe disse a repórteres que espera estabelecer uma estreita coordenação política com outros líderes sobre questões norte-coreanas. Ele disse que vai apelar para a resolução. não apenas dos programas nucleares e de mísseis, mas também do sequestro de cidadãos japoneses – a primeira e maior preocupação do Japão.
Abe também se referiu à preocupação com uma possível desaceleração econômica global desencadeada pelo atrito comercial entre os Estados Unidos e a China.
Ele disse que pedirá a implementação antecipada do acordo de parceria econômica entre o Japão e a União Europeia, que foi assinado no início deste ano. Abe deverá dizer na reunião que o Japão apóia o livre comércio e buscará cooperação de outros.
À margem da cúpula da ASEM em Bruxelas, o primeiro-ministro deve manter conversações bilaterais com o presidente da Comissão Européia, Jean-Claude Juncker, o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, e o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am