Japão se recuperando após o tufão Jebi.
Após um dia desde que o tufão Jebi atravessou partes ocidentais do Japão, esforços estão em andamento para lidar com as consequências devastadoras.
11 pessoas morreram, centenas de outras ficaram feridas. Uma grande operação para liberar milhares de pessoas presas no Aeroporto Internacional de Kansai, que ficou inundado, ainda está em pleno andamento.
Cerca de 3.000 pessoas foram forçadas a passar a noite no Aeroporto Internacional de Kansai, depois de ter sido inundado por uma tempestade.
Ônibus estão, agora, transportando os passageiros para o continente. As pessoas dizem que tem sido uma longa provação.
Um homem de 50 anos diz: “A longa fila para o ônibus me deixa mais cansado”.
Uma mulher de 30 anos disse que: “Meu vôo foi cancelado por volta das 4 ou 5 horas da tarde, então eu tive que ficar no aeroporto. Mas estou feliz em voltar para casa”.
Ferries também estão levando as pessoas para Kobe. Um homem de 40 anos disse que: “Estou exausto, mas estou feliz por voltar em segurança”.
Uma passageira, de 30 anos, diz: “Eu tive muita dificuldade. Senti ansiedade porque não havia informação, nem energia elétrica e nem comida”.
O aeroporto ainda está fechado, com todos os voos cancelados. Autoridades dizem que a energia elétrica ainda está faltando em algumas partes do terminal principal, e outra instalação está inundada, acrescentando que não está claro quando o aeroporto será aberto novamente.
O primeiro-ministro Shinzo Abe ordenou que autoridades do governo façam tudo o que estiver ao seu alcance para tirar as pessoas do aeroporto e ajudar nos esforços para reabri-lo.
O tufão Jebi também deixou um rastro de destruição generalizado, além do aeroporto. Foi a tempestade mais forte a atingir o Japão em um quarto de século.
Na antiga capital de Kyoto, o Jebi devastou um patrimônio mundial, o templo Nishi-Honganji. O tufão danificou um telhado de um teatro tradicional e outras estruturas consideradas bens culturais importantes no país.
O Jebi também causou marés altas recordes … com tempestades inundando grandes áreas.
Em Hyogo, cerca de 100 carros pegaram fogo … Acredita-se que a água do mar reagiu com suas baterias. Embora o tufão tenha interrompido as principais ligações de transporte no país, os serviços de trem-bala do shinkansen estão de volta aos seus horários regulares. Alguns trens locais ainda estão sofrendo atrasos.
Em Osaka, cerca de 2.000 semáforos pararam de funcionar.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm


















