Japão: forte terremoto causa sérios danos em Hokkaido.
O forte terremoto ocorrido nesta manhã provocou deslizamentos de terra, causou danos generalizados e deixou a prefeitura de Hokkaido, no norte do Japão, sem energia elétrica. Fortes tremores secundários se seguiram e milhares de equipes de resgate estão sendo mobilizadas. Houve relatos de pelo menos 48 pessoas feridas e 20 pessoas desaparecidas.
O terremoto aconteceu pouco depois das 3 da manhã na parte oeste da ilha, causando um balckout. A Agência Meteorológica do Japão estima que a magnitude foi de 6,7.
Perto do epicentro, deslizamentos de terra destruíram casas na cidade de Atsuma. 10 pessoas foram resgatadas de helicóptero até agora. Equipes de resgate temem que as pessoas ficaram presas dentro de suas casas.
A extensão do dano ainda está sendo avaliada, mas prédios ao longo da província estão inclinados e as estradas apresentam rachadas e desnível.
O primeiro-ministro Shinzo Abe disse que seu governo criou uma força-tarefa de emergência, que está priorizando a busca e o resgate.
Abrigos de evacuação estão sendo instalados em muitas cidades. Os hospitais estão com energia elétrica de emergência, enquanto as equipes de manutenção tentam restaurar a energia para os quase 3 milhões de edifícios na ilha.
O regulador nuclear do país disse que a usina nuclear Tomaria está usando geradores de emergência, mas nenhuma irregularidade foi relatada.
O terremoto também parou o transporte público. O serviço de trem-bala Shinkansen está suspenso. Trens locais pararam, assim como vôos no aeroporto. Funcionários do aeroporto estão verificando as pistas e os vôos serão retomados assim que forem considerados seguros.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm


















