5.3 C
Kóka
terça-feira, 23 dezembro, 2025 4:47: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Equipes de resgate procuram sobreviventes em meio a entulho e lama na província de Hokkaido

Equipes de resgate, em Hokkaido, estão cavando escombros e lama em sua busca de sobreviventes. Um dia depois que um forte terremoto sacudiu a ilha, tremores continuam a ocorrer. 11 pessoas morreram e 22 continuam desaparecidas.

spot_img

Equipes de resgate procuram sobreviventes em meio a entulho e lama na província de Hokkaido.

Equipes de resgate, em Hokkaido, estão cavando escombros e lama em sua busca de sobreviventes. Um dia depois que um forte terremoto sacudiu a ilha, tremores continuam a ocorrer. 11 pessoas morreram e 22 continuam desaparecidas.

Perto do epicentro do terremoto, na cidade de Atsuma, as equipes de resgate trabalham 24 horas por dia a procura de desaparecidos.

O terremoto atingiu o nível mais forte na escala de intensidade sísmica do Japão, provocando deslizamentos massivos que destruíram casas, 8 pessoas morreram e todas as pessoas desaparecidas são desta área.

Um líder de pelotão da Força de Auto Defesa do Japão – SDF diz que: “trabalhamos a noite toda, mas é difícil encontrar pessoas que permanecem soterradas. Queremos resgatá-las o mais rápido possível”.

Um morador diz que: “estou preocupado com meus vizinhos, desejo queas equipes de resgate os encontrem o mais rápido possível”.

O terremoto foi de magnitude 6,7 na escala japonesa, que vai de 0 a 7. Houve cerca de 100 réplicas desde que o tremor principal aconteceu. Agentes da Agência Meteorológica do Japão estão alertando que fortes tremores podem atingir a região novamente, na próxima semana.

O terremoto atingiu muitas partes da área metropolitana de Sapporo.

A liquefação do solo fez com que os edifícios se inclinassem e as estradas fossem danificadas.

Um morador relata que: “estou sem palavras. Vivo aqui há 20 anos, mas nunca vi nada parecido antes”.

Milhares de pessoas foram evacuadas para abrigos em toda a prefeitura.

As autoridades estão pedindo aos supermercados e lojas de conveniência por suprimentos porque as provisões de emergência de comida e água estão acabando.

Lojas estão tendo o mesmo problema, muitas estão com falta de suprimentos. Há filas nos caixas de uma grande loja.

Ainda não há energia elétrica. Então, a caixa registradora da loja está funcionando com um gerador de emergência, o gerente informa que a loja está sem água potável, lanternas e macarrão. Não está claro ainda quando as prateleiras serão reestocadas.

Ele diz que: “nós nos sentimos mal por nossos clientes. Sinto muito por não ter sobrado muita coisa, mas espero que as pessoas ainda possam encontrar o que precisam.”

Para piorar a situação, há previsão de chuvas para Hokkaido, a partir desta sexta-feira. As autoridades estão alertando que isso poderá desencadear mais deslizamentos de terra.

 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img