Abe quer negociações comerciais construtivas com Trump.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, partiu para Nova York para discursar na Assembléia Geral da ONU e encontrar-se outros líderes. Ele informa que quer negociações comerciais construtivas com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Antes de partir neste domingo (23), Abe disse aos repórteres que procurará ressaltar a importância de resolver questões norte-coreanas quando se encontrar com seus colegas.
Ele disse que as questões incluem os programas nucleares e de mísseis de Pyongyang e, acima de tudo, o sequestro de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte.
Abe espera chegar a um acordo sobre a direção das questões norte-coreanas durante seu encontro com Trump. Os dois também discutirão questões comerciais bilaterais.
Segundo Abe o Japão e os EUA compartilham a meta de expandir o investimento e o comércio para o benefício de ambos os lados, e buscar o desenvolvimento econômico de uma região livre e aberta do Indo-Pacífico, baseada em regras justas.
Abe pretende chegar a um acordo com Trump para iniciar conversações bilaterais sobre tarifas de produtos agrícolas e outros em troca de uma isenção dos EUA sobre o aumento de impostos sobre automóveis e outras importações do Japão.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am