Abe: posição do Japão sobre a paz com a Rússia continua inalterada.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que a posição do país permanece inalterada em relação a um tratado de paz com a Rússia. O Japão insiste que o tratado deve ser assinado após a resolução da questão das 4 ilhas russas reivindicadas pelo Japão.
Ele fez a observação durante uma reunião com o líder do Komeito, Natsuo Yamaguchi, nesta quinta-feira (13), depois de voltar da Rússia.
Em uma conferência internacional em Vladivostok nesta quarta-feira (14), Abe pediu à Rússia que coopere em um tratado de paz entre os dois países.
O presidente russo, Vladimir Putin, então propôs a assinatura de um tratado de paz com o Japão até o final do ano, sem condições prévias.
Na reunião com Yamaguchi, Abe disse que aceita a proposta de Putin como uma expressão de entusiasmo por um tratado de paz.
Ele também disse que a política do governo japonês permanece inalterada e que um tratado de paz deve ser assinado após a resolução da questão das 4 ilhas russas.
A Rússia controla as 4 ilhas. O Japão as reivindica.
O governo japonês sustenta que as ilhas são parte inerente do território do Japão, acrescentando que as ilhas foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.
- Quase 3.600 alimentos terão aumento de preço no Japão - 26 de dezembro de 2025 9:43 pm
- Toyota prevê produzir mais de 10 milhões de veículos em 2026 - 26 de dezembro de 2025 9:36 pm
- Promotoria pede 10 anos de prisão para ex-presidente Yoon - 26 de dezembro de 2025 9:22 pm
















