Abe diz que promoverá o livre comércio no discurso da ONU.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, expressou sua determinação em promover o livre comércio e realizar uma cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un em seu discurso na Assembléia Geral da ONU nesta terça-feira (25).
Abe venceu para um terceiro mandato de três anos como líder do principal partido do governo, no final da semana passada.
Abe disse que nos próximos 3 anos fará todos os esforços para fortalecer o sistema de livre comércio, bem como remover a estrutura do pós-guerra do nordeste da Ásia.
Ele acrescentou que promoveu o livre comércio, superando os acirrados debates internos, pretendendo ir mais longe e continuar com as conversações sobre a Parceria Econômica Global Regional com os países da região Ásia-Pacífico.
Abe disse que o Japão e os Estados Unidos lideraram o sistema global de comércio livre por muitos anos e que quer que os dois países mantenham o que ele chama de relações “ganha-ganha”, e sugeriu que ele enfatizará negociações comerciais “livres, justas e recíprocas” ou FFR, na sigla em inglês (Free, Fair and Reciprocal) com os EUA.
Abe então tocou no assunto Coreia do Norte.
Ele disse que a política do Japão para resolver as questões dos sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte e seu desenvolvimento nuclear e de mísseis é inabalável.
Ele enfatizou que está determinado pelo retorno de todos os abduzidos, acrescentando que o Japão irá resolver o seu passado lamentável e continuar buscando a normalização dos laços diplomáticos.
Abe disse ainda que está pronto para se encontrar com o líder norte-coreano, superando a desconfiança mútua e fazendo um novo começo. A reunião entre eles teria que ser realizada de forma a ajudar a resolver a questão dos sequestros.
Em seu discurso no ano passado, Abe passou a maior parte do tempo criticando a Coreia do Norte por seus lançamentos de mísseis balísticos e testes nucleares e pedindo uma maior pressão internacional sobre o país.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am