Preparando-se para a temporada de tufões no Japão.
A temporada de tufões no Japão vai de 1º de junho a 30 de novembro, embora a maioria das tempestades se desenvolva de julho a outubro. Abaixo estão algumas dicas de como se manter informado e como se preparar para um tufão.
O que é um tufão?
Um tufão é uma tempestade tropical que ocorre na região dos oceanos Índico e Pacífico Ocidental.
Quando os ventos máximos, sustentados, de um sistema de tempestades atingirem velocidades de vento de 64 nós (119 km / h), a Agência Meteorológica do Japão designará um ciclone tropical como um tufão, que é a categoria mais alta em sua escala.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, houve uma média de 26,7 tufões por ano, entre 1971 e 2000, com 10,8 deles chegando a 300 km do arquipélago japonês. Durante este período, uma média de 2,6 tufões atingiram a terra anualmente. Os tufões, no final da temporada, tendem a ser mais fortes do que os tufões no início da temporada.
Os tufões são extremamente poderosos. Estudos mostram que a energia liberada por um tufão médio pode atingir uma força 100 vezes maior que a gerada pela bomba atômica lançada sobre Hiroshima. No entanto, a força dos tufões, geralmente, diminui através da fricção com superfícies marinhas ou terrestres, e também é influenciada pela temperatura e pela força do vento na atmosfera circundante.
Os tufões são perigosos não apenas por causa das altas velocidades do vento. Muitas mortes em tufões são causadas por inundações e deslizamentos de terra.
O tufão Noru, que atingiu a cidade de Wakayama, em 7 de agosto de 2017, foi o segundo ciclone tropical mais duradouro do noroeste do Oceano Pacífico. O Noru foi responsável por duas mortes na província de Kagoshima e causou pelo menos US $ 100 milhões em danos no Japão.
Preparações Gerais (antecipadamente)
1. Manter o exterior da sua casa em ordem.
Se você mora em uma casa térrea, certifique-se de que as calhas do telhado estejam limpas. Além disso, inspecione o teto e as paredes, bem como as cercas circundantes, para garantir que sejam estruturalmente sólidas.
2. Estocar suprimentos de emergência
Seu kit de emergência deve incluir o seguinte, aplicável a qualquer desastre natural, não apenas a um grande tufão:
- Uma lanterna alimentada por bateria e baterias de back-up
- Muda de roupa e uma toalha
- Isqueiro e fósforos
- Medicamentos de emergência e um kit de primeiros socorros
- Rádio portátil
- Itens pessoais valiosos
- Dinheiro trocado (incluindo moedas de 10 ienes que podem ser usadas em um telefone público)
- Suprimento de alimentos de emergência
- Água
3. Decidir sobre ponto de encontro familiar
Se você está morando no Japão com sua família, converse com eles onde todos se encontrarão em caso de emergência e como você entrará em contato. Em um grande desastre, o serviço local de telefonia celular pode ser interrompido, mas ainda é possível fazer chamadas de longa distância (e deixar uma mensagem com um amigo ou parente em um local distante de sua casa ou local de trabalho). Pratique sua rota de evacuação com antecedência, sozinho e com seus filhos.
4. Obtenha uma cópia do seu mapa de risco local
Um mapa de risco é um mapa preparado por municípios no Japão que descreve o risco estimado de tsunami, inundações, deslizamentos de terra e liquefação, etc., para que o público possa entender e se preparar melhor para um possível desastre natural em sua área.
Muitos municípios têm versões em inglês de mapas de risco. Você pode ir até a prefeitura para obter uma cópia. Além de mostrar o risco de várias áreas, o mapa também mostrará a localização dos centros de evacuação de emergência e os pontos de encontro.

5. Conheça e comunique-se com seus vizinhos
Se você tem algum conhecimento do idioma japonês (ou mesmo que você tem muito pouco!), É uma boa ideia, em geral, saudar e conhecer seus vizinhos. Em caso de emergência, é frequente os vizinhos poderem ajudar-se mutuamente, antes que as equipes de resposta a emergências possam chegar.
Preparação com a proximidade do tufão
1. Mantenha-se informado
O Japão tem um dos mais eficazes sistemas de aviso de desastres naturais do mundo. A Agência Meteorológica do Japão fornece atualizações quase em tempo real ao público para dar avisos sobre desastres naturais iminentes, incluindo tsunami e tufão. Esses avisos e advertências serão transmitidos por rádio, televisão e internet.
Você terá dias de alerta à medida que um tufão se aproxima, e à medida que ele se aproxima, haverá mais e mais informações sobre onde tocará a terra e a direção na qual ele está se movendo. É uma boa ideia ficar por dentro dessas informações enquanto elas são transmitidas.
A homepage em inglês da Agência Meteorológica do Japão (JMA) é a fonte online oficial de informações sobre alertas meteorológicos.

2. Obtenha atualizações meteorológicas quase em tempo real, on-line.
Este é o portal oficial de informações da JMA em inglês, onde você pode obter atualizações meteorológicas quase em tempo real.
3. Feche tudo: Feche as janelas, passe fita colante nos vidros, e proteja os objetos.
Muitas casas térreas no Japão são construídas com janelas de tempestade. Se você não tiver janelas de tempestade, poderá minimizar a chance de ter cacos de vidros voando passando fitas colantes em padrão de X e fechando as cortinas. Também é bom saber que a maioria das janelas no Japão é feita de vidro inquebrável.
Recolhas vasos, plantas e outros objetos da sua varanda. Os ventos fortes do tufão podem ser suficientes para arrancar objetos pesados da sua varanda ou através de uma janela.
4. Minimize os danos causados por inundações aos seus pertences.
Minimizar os danos causados por inundação a seus pertences, movendo-os do chão ou para o segundo andar, se houver.
5. Mantenha seus dispositivos eletrônicos carregados e protegidos da água.
Os tufões são perigosos, não só porque podem causar lesões físicas e danos à propriedade. Ventos fortes também podem derrubar linhas de energia e interromper o abastecimento de água.
Certifique-se de que seus dispositivos móveis e o computador estejam totalmente carregados. Você também pode usar uma banheira (ofurô) cheia de água para um grande suprimento de água de emergência, caso o fornecimento de água seja interrompido.
Uma maneira de manter o conteúdo do seu refrigerador em caso de apagão é congelar garrafas de água PET e usá-las como blocos de gelo.
6. Se houver uma chance de você ficar preso do lado de fora, fique onde está (por dentro!)
Muitas empresas permitem que os funcionários deixem o trabalho mais cedo para que não sejam apanhados ao ar livre ou no metrô durante um tufão. Se houver uma chance de você ficar preso ao ar livre, fique dentro da casa onde estiver, até que a tempestade passe. Isso também significa que é uma boa ideia levar consigo suprimentos de emergência portáteis (como água e comida) com você o tempo todo.
O que fazer no meio de um tufão
1. Fique em casa
Com um tufão se aproximando e no meio de um tufão, não saia! O perigo não é apenas de ventos fortes, mas também de inundações repentinas, deslizamentos de terra e possivelmente, objetos voando.
Se você está tentando evacuar de carro, lembre-se de que os limpadores não funcionam quando há mais de 20 mm de chuva por hora e que os carros podem aquaplanar se os pneus não conseguirem espalhar a água.
2. Se você está ao ar livre, não se aproxime de rios, canais e do mar.
A JMA aconselha que as pessoas não cheguem perto de rios e canais, porque em um tufão, você pode facilmente avaliar mal a localização de um limite de água e ser puxado para dentro. O perigo de ir para perto do mar são as grandes ondas da tempestade.
3. Continue a manter-se informado durante toda a tempestade.
Fique ligado na NHK e / ou use os sites mencionados acima para se manter atualizado.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















