
TEPCO irá desativar a usina Fukushima Daini.
A Tokyo Electric Power Company – TEPCO, anunciou um plano para a desativação de todos os reatores da usina nuclear de Fukushima Daini.
A usina está localizada a cerca de 12 quilômetros ao sul da usina de Fukushima Daiichi, que foi seriamente danificada pelo terremoto e tsunami de março de 2011. Todos os quatro reatores da usina de Daini estão paralisados desde o desastre.
O presidente da TEPCO, Tomoaki Kobayakawa, informou o governador de Fukushima, Masao Uchibori, sobre o plano, no escritório do governo da prefeitura, nesta quinta-feira (14).
Kobayakawa notou que houve rumores negativos sobre Fukushima, e muitos evacuados ainda não conseguiram voltar para casa.
Ele disse a Uchibori que sua empresa decidiu que manter a planta Daini ociosa dificultaria os esforços de reconstrução na prefeitura.
A assembléia da província de Fukushima havia adotado uma petição para desmontar os reatores da usina de Daini.
As assembleias municipais de Tomioka e Naraha, as cidades que abrigam as instalações, adotaram uma demanda semelhante. O governador pediu, repetidamente, à TEPCO e ao governo central em Tóquio para providenciar o desmantelamento antecipado da usina.
A concessionária, no entanto, se absteve de dizer claramente se desmantelaria a usina, citando a necessidade de considerar as políticas de energia do governo e o ambiente de negócios.
Espera-se, agora, que a TEPCO desmonte todos os 10 reatores da província de Fukushima – 6 na usina de Daiichi e 4 na usina de Daini.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















