Ícone do site Radio Shiga

Sobe para 4 o número de mortos e mais de 370 feridos no terremoto de Osaka

Image © (Residência que pegou fogo no terremoto de Osaka, 18 de junho de 2018 / Reprodução / via The Guardian) Jun/2018

Sobe para 4 o número de mortos e mais de 370 feridos no terremoto de Osaka.

O grande terremoto desta segunda-feira (18), no norte de Osaka, deixou pelo menos 4 mortos e mais de 370 feridos.

A Agência Meteorológica está alertando para outro possível grande terremoto nos próximos dias.

Um oficial da agência disse que “a atividade sísmica freqüente continua na parte norte da Prefeitura de Osaka. Fortes tremores podem ter aumentado o risco de deslizamentos de terra ou de colapsos. As pessoas nessas áreas são aconselhadas a tomar cuidado com outras atividades sísmicas e chuvas.”

O terremoto ocorreu pouco antes das 8 da manhã, no norte de Osaka, e mediu 6,1 em magnitude; na escala de intensidade sísmica do Japão, de zero a sete, foi categorizado como 6-.

Rina Miyake, de 9 anos de idade, foi morta quando uma parede desabou enquanto estava a caminho da escola.

Minoru Yasui, 80 anos, também foi atingido por uma parede em uma área diferente. Ele estava a caminho de fazer trabalho voluntário para uma escola local.

Motochika Goto, de 85 anos, foi morta depois que uma estante caiu sobre ela. Muitos dos feridos foram levados para hospitais, com o maior número de feridos registrados na prefeitura de Osaka.

As autoridades também estão lidando com danos. Bombeiros combateram três incêndios em casas no norte de Osaka.

Tubos de água racharam debaixo de algumas estradas e telhas caíram nas prefeituras de Osaka, Hyogo e Nara, assim como no terminal do aeroporto de Osaka.

Cerca de 1.300 pessoas se refugiaram em centros de evacuação em Osaka. 100.000 residências estão sem gás e falta de água está sendo relatada no norte da província.

Os serviços do trem-bala, Shinkansen, na área, foram suspensos por horas para verificações de segurança.

Todo o serviço foi retomado à tarde, mas houve inúmeros cancelamentos e atrasos. Os trens locais também pararam, afetando milhares de passageiros.

O regulador nuclear do Japão relata que nenhum problema foi encontrado com reatores na província de Fukui, que estão localizado ao norte do epicentro do terremoto.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile