Kim Yong-chol, vice-presidente da Coreia da Norte está a caminho dos EUA, revela Trump

0
Image © (Imagem em vídeo de Kim Yong-chol desembarcando no aeroporto de Pequim, China, antes de embarcar para os EUA em 29 de maio de 2018 / Reprodução / via Agência Sputnik) Kim Yong-chol, vice-presidente da Coreia da Norte está a caminho dos EUA, revela Trump - May/2018

Kim Yong-chol, vice-presidente da Coreia da Norte está a caminho dos EUA, revela Trump.

Vice-líder da Coreia do Norte e ex-chefe da agência de inteligência do país, Kim Yong-chol está a caminho dos Estados Unidos para conversações sobre a próxima reunião entre o presidente estadunidense Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un.

Trump confirmou informações prévias que davam conta da chegada de Kim Yong-chol.

“Reunimos uma grande equipe para nossas conversas com a Coreia do Norte. Atualmente, estão sendo realizadas reuniões sobre a cúpula e muito mais. Kim Young Chol, o vice-presidente da Coreia do Norte, vai agora para Nova York. Resposta sólida à minha carta, obrigado!”, escreveu Trump no Twitter.

Se confirmada, a chegada do vice de Kim aos EUA será a primeira visita oficial de uma alta autoridade norte-coreana desde o encontro de Jo Myong-rok em 2000, quando ele se reuniu com o então presidente Bill Clinton.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou anteriormente que a autoridade norte-coreana deve chegar aos EUA na quarta-feira. Anteriormente, a cúpula histórica entre os dois líderes estava marcada para 12 de junho em Singapura, mas há dúvidas se ela irá acontecer.

Kim Yong-chol, de 72 ou 73 anos, está sob sanções pessoais dos EUA por seu suposto papel em ataques à Coreia do Sul e no ataque de hackers de 2014 contra a Sony Pictures. Durante seu tempo como chefe do serviço de inteligência norte-coreano, o Gabinete Geral de Reconhecimento (2009-2016), ele foi alvo de sanções duas vezes.

Atualmente dirige o Departamento da Frente Unida, o escritório norte-coreano responsável pelas relações com o Sul. Ele também foi escolhido para liderar a delegação do Norte nas Olimpíadas de Inverno de 2018 em Pyeongchang, onde assistiu à cerimônia de encerramento ao lado da filha de Trump, Ivanka. Não houve interação relatada entre os dois na época, no entanto.

A próxima cúpula entre Trump e Kim Jong-un, a primeira reunião de um presidente norte-americano em exercício e de um líder norte-coreano, tem sido alvo de uma forte discussão por semanas. Inicialmente agendado para acontecer em 12 de junho em Singapura, Trump brevemente cancelou na quinta-feira passada a “tremenda raiva e hostilidade aberta”.

Menos de 24 horas depois, ele disse que a reunião estava de volta, aparentemente tendo cedido depois de Pyongyang ter declarado o compromisso de se sentar com Washington “a qualquer momento, de qualquer forma” para alcançar a paz na península coreana.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.