
Japão denuncia Coreia do Norte na ONU por contrabando.
O Japão informou à ONU outra suspeita de transferência de mercadorias em alto mar de um navio estrangeiro para um petroleiro norte-coreano.
O Ministério da Defesa do Japão disse que uma aeronave de patrulha da Força de Autodefesa Marítima avistou a transferência no Mar da China Oriental na madrugada de 19 de maio.
Um petroleiro registrado na Coreia do Norte foi visto ao lado de um pequeno navio que parecia estar com a bandeira nacional chinesa.
O petroleiro está na lista de alvos de sanções da ONU.
O Ministério da Defesa disse que os dois navios estavam conectados com o que parecia ser uma mangueira por algumas horas antes de se separarem.
O governo relatou a observação ao comitê de sanções do Conselho de Segurança da ONU sobre a Coreia do Norte através do Ministério das Relações Exteriores. Também expressou preocupação com a China, acrescentando que continuará monitorando a situação.
Este é o quinto caso de suspeita de contrabando, violando as sanções da ONU, contra a Coreia do Norte que foram identificadas e denunciadas pelas Forças de Autodefesa do Japão. A última vez que o Japão fez isso foi em fevereiro.
Ao trabalhar com outros países, o governo japonês tem como objetivo bloquear os esforços norte-coreanos para escapar das sanções da ONU. No final de abril, a Austrália e o Canadá enviaram aeronaves de patrulha naval para a Base Aérea de Kadena, na Prefeitura de Okinawa, para começar a monitorar as atividades ilícitas da Coreia do Norte. O monitoramento é parte dos esforços para manter a pressão sobre Pyongyang para sua desnuclearização.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















