35 C
Kóka
domingo, 10 agosto, 2025 1:23: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Embaixada dos EUA abre em Jerusalém, Israel

Os Estados Unidos abriram uma embaixada em Jerusalém. A abertura acontece meses depois de o presidente Donald Trump reconhecer a cidade como a capital de Israel.

Embaixada dos EUA abre em Jerusalém, Israel.

Os Estados Unidos abriram uma embaixada em Jerusalém. A abertura acontece meses depois de o presidente Donald Trump reconhecer a cidade como a capital de Israel.

A medida enfureceu os palestinos ,que veem Jerusalém Oriental como a capital do seu possível futuro estado.

O embaixador dos EUA em Israel, David Friedman, disse: “Hoje, dou-lhe as boas vindas à abertura e à dedicação da Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, Israel”.

Trump enviou uma mensagem de vídeo para a cerimônia de abertura, enfatizando seu compromisso com o processo de paz.

Ele disse: “Nossa maior esperança é a paz. Os Estados Unidos continuam totalmente comprometidos em facilitar um acordo de paz duradouro e continuamos a apoiar o status quo nos locais sagrados de Jerusalém, inclusive no Monte do Templo, também conhecido como Haram al-Sharif. ”

Os EUA anteriormente mantinham uma embaixada em Tel Aviv, mas atualizaram o Consulado Geral em Jerusalém para o status de embaixada.

A mudança foi acelerada para coincidir com o 70º aniversário da fundação de Israel na segunda-feira (14).

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, saudou a abertura.

Ele disseque: “Este é um grande dia para Israel. É um grande dia para a América. É um grande dia para nossa fantástica parceria. Acredito que também seja um grande dia para a paz”.

Os manifestantes entraram em confronto com as forças de segurança israelenses em Gaza e na Cisjordânia.

Em Gaza, 55 pessoas, incluindo 6 crianças, morreram e quase 1.400 ficaram feridas por tiros.

Os palestinos vêm protestando na Faixa de Gaza desde o final de março, exigindo o direito de retorno de milhões de refugiados palestinos.

Todas as religiões muçulmana, cristã e judaica têm locais sagrados na cidade. Os israelenses controlam Jerusalém e a consideram sua capital, embora essa reivindicação não seja reconhecida pela comunidade internacional.

O Japão e muitos outros países dizem que o status final de Jerusalém deve ser resolvido por meio de negociações entre as partes envolvidas.

SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img