
Coreia do Norte: Pressão não resolverá problema nuclear.
A Coreia do Norte criticou os EUA e o Japão por usarem pressão para conseguir a desnuclearização da península coreana.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte fez a observação via mídia estatal neste domingo (6).
O governo norte-americano disse que manterá uma política de pressão máxima sobre a Coreia do Norte até que o país tome medidas concretas para a desnuclearização.
O porta-voz disse que as ações dos EUA são uma tentativa perigosa de arruinar a atmosfera de diálogo, duramente conquistada, e trazer a situação de volta à estaca zero. O porta-voz também disse que não seria propício resolver a questão da desnuclearização se Washington continuasse com sua pressão e ameaças militares.
Analistas dizem que Pyongyang espera que os EUA facilitem as sanções por meio da planejada cúpula entre EUA e Coreia do Norte.
Um editorial na edição deste domingo (6), do jornal do Partido dos Trabalhadores, Rodong Sinmun, também criticou o Japão por tentar buscar o diálogo com o Norte seguindo o exemplo dos EUA e da Coreia do Sul. Segundo o editorial o Japão está tentando pegar uma carona para Pyongyang, onde sopra um vento pacífico.
O editorial adverte que o Japão não será capaz de pisar no território norte-coreano por centenas de milhões de anos, enquanto mantiver uma postura insolente. Exige que o Japão abandone a política de manter a pressão sobre o Norte.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















