Brasil: jurista Modesto Carvalhosa protocola pedido de impeachment contra Gilmar Mendes.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é alvo de um novo pedido de impeachment. Desta vez, o processo foi protocolado pelo jurista Modesto Carvalhosa, professor aposentado da Universidade de São Paulo.
Em seu pedido, o jurista afirma que “paira um sentimento nacional de que o Supremo seria um lugar de vendilhões de habeas corpus. Isso não pode ser! Os ministros não podem ser confundidos com pontas de lança de organizações criminosas comandadas por políticos profissionais. Sob pena de descrédito total das nossas instituições”.
Modesto Carvalhosa cita diversas atitudes de Gilmar Mendes, como uma ligação para o ex-governador do Mato Grosso, Sinval Barbosa, no dia em que foi preso, a nomeação de parentes do ministro para cargos públicos e os habeas corpus concedidos para empresários.
O pedido é mais um na longa lista de Gilmar Mendes. Levantamento feito pelo site Congresso em Foco apontou que, somente em 2017, foram sete pedidos apresentados ao Senado contra o ministro do STF.
- Taiwan detecta 12 aeronaves e 5 navios militares chineses - 10 de novembro de 2024 9:14 am
- Biden e Trump se encontrarão na Casa Branca na quarta-feira - 10 de novembro de 2024 8:19 am
- Coreia do Norte: Cúmplice disfarçada na guerra da Rússia - 10 de novembro de 2024 7:54 am