Trump impõe pesadas tarifas sobre produtos importados da China.
O presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu impor pesadas tarifas sobre uma ampla gama de produtos importados da China por práticas comerciais que seu governo alega violar os direitos de propriedade intelectual dos EUA.
Trump tomou a decisão nesta quinta-feira (22). As taxações entrarão em vigor de acordo com a Seção 301 da Lei de Comércio, que permite que as autoridades norte-americanas imponham sanções unilaterais em resposta ao que consideram ser práticas comerciais desleais.
Trump disse que as tarifas serão cobradas em até 60 bilhões de dólares das importações chinesas. A China responde pela maior parte do déficit comercial dos EUA.
Falando na Casa Branca, Trump disse que continua a ter “um tremendo respeito” pelo presidente chinês Xi Jinping.
Mas ele ressaltou que o déficit comercial dos EUA é o maior de qualquer país na história do mundo e está “fora de controle”.
Trump assinou um documento para ordenar que a Câmara de Comércio fizesse uma lista de produtos sujeitos às taxas. As tarifas entrarão em vigor após a criação da lista.
A administração Trump pretende apresentar uma queixa na Organização Mundial do Comércio alegando que a China está infringindo os direitos de propriedade intelectual dos EUA, acrescentando que também irá considerar restringir o investimento chinês nos EUA.
Trump tem adotado uma postura de linha dura em questões comerciais, particularmente contra a China, antes das eleições parlamentares de meio período neste outono. O atrito comercial entre as duas nações provavelmente se intensificará ainda mais.
- Quase 3.600 alimentos terão aumento de preço no Japão - 26 de dezembro de 2025 9:43 pm
- Toyota prevê produzir mais de 10 milhões de veículos em 2026 - 26 de dezembro de 2025 9:36 pm
- Promotoria pede 10 anos de prisão para ex-presidente Yoon - 26 de dezembro de 2025 9:22 pm
















