Moon chama líderes do partido na cúpula da Coreia do Norte.
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, informou os líderes dos partidos do poder e da oposição do país sobre um acordo com a Coreia do Norte para realizar uma cúpula inter-coreana no próximo mês.
Moon convidou líderes do partido para o escritório presidencial em Seul na quarta-feira (7). Ele explicou que os dois lados concordaram em realizar uma cúpula em Panmunjom no final de abril. Isto foi decidido em conversações entre seus enviados a Pyongyang e o líder norte-coreano Kim Jong Un.
Os representantes dos partidos responsáveis deram o seu apoio total. Mas os líderes da oposição expressaram ceticismo sobre a afirmação de Moon de que a Coreia do Norte deixou clara sua vontade de desnuclearizar.
Eles observaram que o Norte disse, muitas vezes no passado, que desnuclearizaria, mas nunca o fez.
Moon reconheceu que nada foi resolvido em relação ao abandono norte do seu programa nuclear.
Ele, porém, ele disse que espera fazer um roteiro para alcançar o estágio de desarmamento, embora uma ação imediata possa ser difícil. Ele acrescentou que o desmantelamento do programa é o objetivo final.
Moon também enfatizou que as condições, agora, são corretas para as conversas entre os EUA e a Coreia do Norte sobre desnuclearização.
Ele observou que não tem planos para aliviar as sanções contra Pyongyang e procurou a cooperação da oposição na cúpula.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















