4.8 C
Kóka
segunda-feira, 22 dezembro, 2025 3:51: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Guarda costeira da China ficará sob comando militar

A China está avançando com um plano para colocar sua guarda costeira sob a jurisdição de sua força policial armada.

spot_img

Guarda costeira da China ficará sob comando militar.

A China está avançando com um plano para colocar sua guarda costeira sob a jurisdição de sua força policial armada.

A agência de notícias estatal chinesa Xinhua divulgou nesta quarta-feira (21), um plano para uma grande reestruturação do Partido Comunista e das organizações estatais.

De acordo com o plano, a Guarda Costeira da China estará sob a administração da Polícia Armada do Povo. A força policial armada está sob o comando direto da Comissão Militar Central desde o começo deste ano.

Observadores dizem que isso pode permitir que a guarda costeira colabore com os militares para intensificar as atividades no Mar da China Oriental.

Os navios da guarda costeira da China entraram, repetidamente, em águas territoriais japonesas perto das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.

O Japão controla as ilhas Senkaku. China e Taiwan também as reivindicam. O governo japonês afirma que as ilhas são uma parte inerente do território do Japão.

O plano de reestruturação também concederá mais poder a instituições partidárias encabeçadas pelo presidente Xi Jinping, que supervisionam esferas como diplomacia e política econômica. Segundo o plano as instituições serão responsáveis por decidir e promover políticas abrangentes.

Observadores relatam que o plano de reestruturação, que deve ser implementado até o final do ano, ajudará a consolidar o poder de Xi e fortalecer a autoridade do Partido Comunista.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img