Bolo de farinha de arroz e água de rosas.

A farinha de arroz é um dos alimentos mais ricos em hidratos de carbono, que são fontes de energia. A água de rosas é a água destilada das pétalas de rosas, usada para aromatizar doces. Minha decisão de preparar este bolo, juntando estes dois ingredientes não foi baseada na conhecida frase “suave e delicado como pétalas de rosas”. Ela me veio subitamente, após degustar, um delicioso pudim de arroz em um restaurante indiano local. Sábia decisão!

Ingredientes:

Bolo
½ xícara (125 ml) de leite
1 colher (sopa) de água de rosas
1 xícara (150 g) de farinha de arroz
1 xícara (140 g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 tablete (112 g) de manteiga em temperatura ambiente
¾ de xícara (160 g) de açúcar
4 ovos, clara e gema separadas

Glace
100 g de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de água de rosas
1 colher (sopa) de iogurte natural

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 325°F (180°C). Unte e polvilhe uma forma funda de 22 de diâmetro decorada ou lisa. Reserve.

Em uma tigela pequena, sobre fogo moderado, aqueça o leite com a água de rosas, sem deixar que ferva. Retire do fogo tampe a panela e deixe o leite esfriar completamente. Em uma tigela média, peneire as farinhas, o fermento e o sal. Deixe de lado.

Em uma tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e claro. Adicione as gemas, uma a uma, batendo bem depois de cada adição. Acrescente a mistura peneirada das farinhas alternando com a mistura de leite e água de rosas, em três etapas (começando e terminando com a farinha).

Em uma outra tigela grande, bata as claras em neve até formar picos firmes. Adicione delicadamente à massa. Coloque na forma preparada e leve para assar por 45 a 50 minutos até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo.

Retire do forno e deixe descansar na forma por 5 a 7 minutos e desenforme sobre uma grade ou prato forrado com papel manteiga; deixe esfriar completatamente.

Enquanto isso, prepare a glace: em uma tigela média, peneire o açúcar de confeiteiro. Acrescente água de rosas, o iogurte e misture bem com uma espátula até formar uma glace lisa. Pincele metade dela sobre o bolo e deixe escorrer.  Em seguida, repita a operação com o restante. Deixe secar e sirva em fatias.

Rendimento: 8 a 10 porções

Sugestão: A água de rosas pode ser substituída por água de flor de laranjeira ou essências.

Dica:  A farinha de arroz (Harina de Arroz ou Rice Flour) e a água de rosas (Rose Water – Eau de Rose) são facilmente encontradas nos supermercados populares ou étnicos.

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.