“O Bardo e o Banjo” lança disco autoral “O Tempo e a Memória” dia 01 de março.
“O Bardo e o Banjo” é o alter ego do músico multi-instrumentista e compositor Wagner Creoruska Junior, músico de 28 anos que desplugou cabos e microfones e levou sua arte às esquinas mais movimentadas de São Paulo. Sua primeira experiência com o banjo se aconteceu em 2010 quando viajou para a Inglaterra. Wagner começou tocando guitarra em bandas de rock. Gravou diversos discos até resolver largar tudo e ir tocar banjo nas esquinas de São Paulo. Agora “O Bardo e o Banjo” esta prestes a lançar seu segundo disco autoral “O Tempo e a Memória” no dia 01 de março.
Em seis anos de estrada “O Bardo e o Banjo” colecionou uma admirável quantidade de história e experiências que são retratadas em seu novo disco “O Tempo e a Memória”. São histórias de viagens, relacionamentos pessoais, “causos” e coisas simples da vida, que ganharam vida nas letras e músicas do novo trabalho da banda.
O Folk Rock da banda tem como principal influência o Bluegrass, um estilo musical do Sul dos Estados Unidos, tocando com instrumentos acústicos, isso sem deixar de lado o diálogo com a música caipira brasileira, o rock n roll e a música irlandesa.
Com as letras em português “O Bardo e o Banjo” é também a primeira banda a cantar o Bluegrass em nossa própria língua,tornando as letras compreensíveis a todo o público.
Das ruas aos palcos…
Outro elemento importante que não foi deixado de lado pela banda é sua experiência com a arte de rua. Um dos grandes trunfos que o grupo alcançou, ao longo dos anos, foi levar essa essência de espontaneidade e interação com o espectador para os palcos, em um show dinâmico, envolvente e para todos os públicos.
A banda inicia a sua história em 2012, quando Wagner realizava uma de suas apresentações pelas ruas de São Paulo, e o violinista e músico de rua Antonio de Souza que estava de passagem, ficou impressionado com o estilo diferente de Wagner e sua maneira singular de tocar, foi ai que pediu para tocar junto com ele naquele momento. Os dois começaram tocar juntos e a partir dai se transformaram num Duo.
Com o talento e musicalidade sendo reconhecidos, “O Bardo e o Banjo” começaram receber convites para tocarem em casas de show. Wagner decidiu que era o momento de fazer “O Bardo e o Banjo” crescer mais, convidando o amigo Marcus Zambello para integrar a banda cantando e tocando durante o show do “All Folks Fest” no Centro Cultura Rio Verde (São Paulo). No mesmo ano Marcus decidiu trocar o violão pelo bandolim, e “O Bardo e o Banjo” se tornou um Trio. Marcus é graduado pelo IG&T (Instituto de guitarra e tecnologia) em 2005. Guitarrista de formação tocou em bandas como o “Rush Cover” e em diversas outras.
Com o sucesso das suas apresentações, em 2012 vão se apresentar em Porto Alegre, Gramado e Rio de Janeiro para tocar nas ruas da cidade. O trio tocou no “Festival Red Bull SounderGround” que reuniu artistas do mundo inteiro para tocar nas estações de metrô de São Paulo.
Em 2013 lançam o primeiro EP, gravado no “BTG Studio- Synergy” e lançado no mesmo dia que o projeto completava um ano desde que Wagner Creoruska Junior saiu carregando os seus instrumentos pelas ruas de São Paulo e exibindo a sua arte. No mesmo ano começam aparecer na mídia e se apresentam em vários Sescs de São Paulo e interior, no “Festival FICA” (Festival Itajubense de cultura e arte), “O Mercado” (festival Gastronômico no Ibirapuera), “Festival UFSCAR” (festival de cultura e música em Votorantim/SP), “Festa Alemã Stammtisch” (Jaraguá do Sul).
Neste mesmo ano a banda lança seu primeiro clipe “Homepath” com a participação de Rodrigo Haddad e os Mustache e os Apaches.
Em 2014 O Bardo e o Banjo ganha mais um integrante, o baixista Mauricio Pilcsuk, se tornando um quarteto, ou melhor dizendo uma banda. Bacharel em contrabaixo pela FPA, Mauricio tocou com diversos artistas e bandas como Mariangela Zan, Renato Teixeira, “Orquestra Sinfônica de São Paul”o e “Nacionarquia”.
A banda participa de vários programas de TV e do “Festival Best of Blues Samsung”, sendo assunto em várias mídias impressa como Revista Veja SP, Folha de S.Paulo e Jornal O Estado de S. Paulo. Lançaram o CD “Folk N’ Roll” de músicas cover gravado ao vivo, e a versão Bluegrass de vários clássicos do Rock. Nesse mesmo ano realizam a sua primeira turnê pelo sul do Brasil para divulgar o novo.
Em junho de 2015, o violonista Antonio de Souza deixa a banda e é substituído por Peter Harris, Norte Americano radicado no Brasil. Bacharel em música pela “Ohio State Univerty”, Peter tocou na “Trans Siberian Orchestra” e foi violino principal na “Orquestra Sinfônica de Newark Granville”.
Hoje, como quarteto, o grande trunfo da banda é relacionar-se com o público e fazer música ao vivo, através da sonoridade rústica, espontânea e cativante que o folk e o bluegrass proporcionam.
O Folk Rock da banda “O Bardo e o Banjo” tem com principal influência o Bluegrass, um estilo musical do Sul dos Estados Unidos, também conhecido como uma vertente da música Caipira Norte-Americana. Seu primeiro álbum autoral “Homepath”, é uma viagem no tempo mostrando as raízes da música Country e Folk de uma forma divertida e animada, uma das principais características da banda. No seu segundo disco autoral “O Tempo e a Memória” a banda faz o primeiro registro de um disco de BLUEGRASS EM PORTUGUÊS, trazendo elementos brasileiros e internacionais nunca antes misturados, tornando as histórias e as mensagens muito mais claras para público que sempre pediu, apoiou e fez “O Bardo e o Banjo” chegar onde chegou!
Lançamento dia 01 de Março de 2018
Produzido por Cesar Benzoni e Wagner Creoruska Junior
Gravado e Mixado por Cesar Benzoni no Estúdio Yodel – SP
Fotos por Marcelo Crelece
Arte da Capa: Renato Ribeiro
Site Oficial: https://www.obardoeobanjo.com/
Facebook Oficial: https://www.facebook.com/oBardoeoBanjo/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/obardoeobanjo?hl=pt&gl=BR
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am