O primeiro caça furtivo F-35 chega a base de Misawa.
O caça furtivo F-35 chegou a uma base aérea em Misawa, na Prefeitura de Aomori, no nordeste do Japão. É o primeiro de 10 F-35s que será implantado na base.
A aeronave veio da Base Aérea de Komaki, na Prefeitura de Aichi, na manhã desta sexta-feira (26).
O piloto recebeu flores, em uma cerimônia de boas-vindas, com a participação de cerca de 400 pessoas, incluindo o Comandante Kenichi Samejima.
O comandante disse em um discurso que os caças furtivos F-35 contribuirão grandemente para garantir a paz e a segurança em meio ao ambiente cada vez mais incerto.
Ele acrescentou que o pessoal da base estabelecerá, rápida e constantemente, um sistema para operar a aeronave.
O Ministério da Defesa do Japão planeja implantar mais 9 F-35 em Misawa no ano fiscal que começa em abril. Eles estão entre os 42 F-35s que serão implantados no Japão, como o caça principal da próxima geração do país.
O F-35 foi desenvolvido conjuntamente pelos Estados Unidos e outros 8 países. Suas capacidades furtivas tornam difícil a detecção por radar.
O ministério planeja equipar a aeronave com mísseis Joint Strike de longo alcance feitos na Noruega. Com um alcance de 500 quilômetros, os mísseis permitirão ao Japão atingir bases inimigas.
- Zelenskyy confirma encontro com Trump na Flórida no domingo (28) - 27 de dezembro de 2025 3:46 am
- Crianças fazem kagami mochi para celebrar o Ano-Novo - 27 de dezembro de 2025 2:52 am
- Quase 3.600 alimentos terão aumento de preço no Japão - 26 de dezembro de 2025 9:43 pm

