Tripulação de um dos barcos que chegou à costa do Japão deixa o país rumo a Coreia do Norte.
A tripulação norte-coreana de um barco de madeira que chegou às costas do Japão, na Prefeitura de Akita, tomou um vôo para retornar ao seu país.
Os 8 homens foram encontrados no dia 23 de novembro, nas costas da cidade de Yurihonjo. Uma investigação policial determinou que a tripulação perdeu o controle de seu barco enquanto pescavam.
Os homens foram colocados sob custódia protetora em uma instalação de imigração, na prefeitura de Nagasaki, no sudoeste do Japão, enquanto as autoridades preparavam o seu retorno.
Pouco antes do meio-dia desta terça-feira (26), a tripulação foi transportada por um avião da Guarda Costeira do Japão para o aeroporto de Kansai, na província de Osaka.
Eles deixaram o Japão em uma aeronave comercial pouco depois das 15:40h, devendo retornar para a Coreia do Norte via China.
Recentemente, aumentou o número de barcos de madeira que chegam às costas do país, no Mar do Japão. Alguns também foram encontrados à deriva em águas costeiras. Acredita-se que os barcos tenhma vindo da península coreana.
Houve 99 incidentes este ano, até a última segunda-feira (25), o mail alto nível nos últimos 5 anos.
Em um outro caso, um barco norte-coreano atracou em uma ilha desabitada na prefeitura de Hokkaido, em 28 de novembro.
Três dos membros da tripulação foram presos por suspeita de roubar um gerador de energia de uma cabana na ilha. Procedimentos estão em andamento para deportar os outros 7 tripulantes do barco.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm
















